top of page
Buscar
Foto do escritorRedação ELO

SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS!


TCC foi premiado na etapa nacional do principal congresso brasileiro na ária de comunicação: o Intercom.


Por Mayana Macedo

Maiane, Sara e Isabel com o prêmio no Intercom 2019

Três ex-alunas do curso de jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) foram premiadas no Intercom, o maior congresso de comunicação da América Latina. Sara Silva, Maiane Santos e Isabel Magnavita já haviam concorrido em 3 categorias na etapa regional e receberam o troféu nacional na categoria Fotojornalismo por seu trabalho de conclusão de curso (TCC), que teve como tema “A ocupação de mulheres em espaços culturalmente masculinos”.

Daniela Ribeiro, docente e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAT, foi uma das orientadoras do projeto e sempre acreditou em seu êxito. “Eu tinha certeza que a gente ia ter muito sucesso com esse trabalho porque o grupo é muito bom. Sara, Maiane e Isabel sempre foram alunas que se destacaram aqui em tudo que fizeram”, afirmou ela.

O professor Antônio Carlos Magalhães, conhecido como ACM, também orientou o trabalho e está orgulhoso com o resultado. “É muito gratificante porque eu tive um trabalho produzido por minhas alunas que teve uma visibilidade não só regional, mas nacional.” Ele também acreditou no potencial do trabalho desde o começo. “Eu sempre disse a elas que aquilo ali daria tranquilamente prêmio nacional. Nunca tive duvidas, nunca mesmo. E como eu digo sempre, não tenho dúvidas de muitos trabalhos que são produzidos por nossos alunos da FAT”, conta ele.


Sara e Isabel com a professora Daniela Ribeiro, uma das orientadoras do trabalho

A mulher em espaços tipicamente masculinos


Segundo Maiane, o tema surgiu a partir de um trabalho realizado no 4º semestre sobre a mulher no contexto social. “Decidimos dar continuidade com o tema em nosso TCC, para mostrar que as mulheres podem sim ocupar todos os espaços possíveis sem serem recriminadas”, afirma.

Sara atribui o sucesso do projeto, sobretudo, as histórias que foram contadas. “Essas mulheres não são invisíveis e poder dar espaço para elas nos possibilitou muito mais que um projeto de TCC, mas, sim, um passo para a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Ou, pelo menos, a quebra de estereótipos na sociedade.”

O Professor ACM acredita que as premiações são um exemplo da capacidade do profissional. “Essa inscrição vai permitir que os alunos mostrem o que eles têm capacidade de fazer no mercado de trabalho e dá um retorno a sociedade do que é feito na faculdade”, ressalta.

Além disso, prêmios como esse são importantes para incentivar a produção acadêmica, dando-lhes reconhecimento pela dedicação empenhadas nos trabalhos e agregam valor ao currículo dos profissionais que acabaram de sair da faculdade e ainda tem pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho.


Conheça o Desconstruindo Marias


O Desconstruindo Marias é um portal multiplataforma que conta as histórias de mulheres que ocupam profissões socialmente atribuídas aos homens. Através de fotografias, vídeos, podcasts e um e-book conhecemos essas mulheres que lutam todos os dias para se manterem em um trabalho onde elas não são bem aceitas apenas por causa do seu gênero.

Dentre algumas das profissões dessas “Marias” estão a de mecânica, motorista de ônibus, guarda municipal e pedreira. Para conhecer um pouco mais do projeto, acesse o site https://desconstruirmarias.wixsite.com/portal ou siga a página no Instagram @desconstruindomarias.


Confira a melhor galeria de fotojornalismo do Brasil:




4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page