top of page
Buscar
Foto do escritorRedação ELO

Serviço Social, presente !

Atualizado: 28 de out. de 2019

Fazer o bem sem olhar a quem ,esse é um dos lemas do assistente social. Mesmo lidando com uma certa indiferença por parte do governo , o serviço social desempenha um papel indispensável para a sociedade . Apesar, de muitas pessoas nem sequer entenderem as funções de um profissional do serviço social , , as demandas são enormes nas áreas da saúde , do direito , nos presídios e nas escolas . Ou seja, em diversos âmbitos , o serviço social faz-se necessário .

Um grande reflexo da crise existencial se dá nas faculdades. Com turmas cada vez menores , a faculdade Anísio Teixeira ( FAT), em Feira de Santana , conta atualmente com apenas um semestre na área de graduação do curso serviço social .A professora e coordenadora do curso , Miriam Caldas , diz que o assistente social é uma profissão riquíssima , e que nesse momento vivencia uma crise , por conta do modelo que se estabeleceu no país .

- Diferente da medicina e do direito , serviço social é uma profissão muito nova , que surgiu através de uma política de assistencialismo. Por caminhar no viés da garantia de direitos , o serviço social enfrenta diversos obstáculos ; o novo sempre enfrenta dificuldades. Nós não queremos o lugar do psicólogo, da terapeuta ocupacional , porque o nosso material de trabalho são as relações sociais ; É a garantia de direitos ; É o fortalecimento da cidadania ; É fazer valer o que está na constituição federal , e a maioria das pessoas não sabem disso .

A estudante e futura assistente social ,Camila Dias ,caminha na contra mão da incerteza profissional no cenário do assistente social e diz que foi uma escolha pra vida inteira .

- Eu sempre militei em movimentos sociais . Se ocorreu em algum momento a vontade de desistir , foi por outros motivos e não por conta da atuação. Meu desejo é ver cada vez mais os direitos sendo assegurado .

O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.

Roda de conversa sobre ansiedade, depressão e suicídio.



2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page