top of page
Buscar
Foto do escritorRedação ELO

O estágio é uma experiência necessária para conhecer a profissão na prática

Atualizado: 5 de nov. de 2019

Por: Michelle Milla



Semestralmente, estudantes do curso de Pedagogia são serem inseridos nos programas de estágio. O estágio curricular supervisionado obrigatório se encontra na grade do curso, presentes desde o início do quinto ao oitavo semestre. Em cada semestre sendo 100 horas de estágio, totalizando 400 horas no final do curso.


É no estágio que o estudante tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trata-se do seu campo de trabalho. “É feito uma seleção de instituições, o critério é escolher escolas que tenham representatividade social. Fazemos um contato com diretor, coordenador e professor da instituição e as alunas devem desenvolver uma carga horária de aproximadamente 60h de intervenção pedagógica. Conhecem a realidade e desenvolvem as práticas do cotidiano da escola”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anísio Teixeira, professora pós-doutora Selma Daltro.


O estágio é uma maneira de inserir o estudante na escola, com o auxílio de professores experientes que possam orientá-los na solução das dificuldades que venham a surgir. “O estágio é distribuído desde o quinto semestre, que é o estágio em gestão e coordenação depois estágio na educação infantil, no sétimo é o fundamental anos iniciais e no oitavo semestre, espaços não escolares, nesse momento os estudantes têm a aproximação no campo de trabalho”, relata Selma Daltro.


“É no estágio que eu aprendo na prática com o auxílio dos professores das escolas, já participei do estágio na área da educação infantil e ensino fundamental. Com a prática do estágio pude perceber no que tenho mais aptidão, e descobri que minha área de atuação é ensino fundamental,” conta a estudante Carolina Raquel do sexto semestre.


“Trago vasta experiências e aprendizados que foram oportunizados pelas professoras  regentes de cada turma de estágio que passei, além disso, foi crucial e um divisor de águas para a minha carreira docente, pois através do estágio  me identifiquei com as turmas de Fundamental dos anos iniciais, onde atuo hoje em rede privada de Feira de Santana, e me especializado em alfabetização e letramento,” relata a pedagoga Dacielly Cerqueira, egressa da FAT da turma de 2018.2.


O estágio oferece ao estudante o espaço para refletir sobre a prática docente, dando oportunidade aos mesmos para que se aproximem da realidade da profissão e com essa vivência possa escolher qual caminho seguir como profissional.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page