Por: Misia Karoline
Alunos do curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) realizam em suas turmas uma forma diferente de liderança de classe dentro e fora da sala de aula.
A coordenadora do curso, professora mestra Cidineide Gerônimo, explica que o método de liderança utilizado tem deixado a função bem mais acolhedora para os alunos, pois oferece diversos benefícios para àqueles que a conquistam, além de um grande aprendizado na prática. “Todas as turmas possuem um líder e um vice-líder, que são orientados a exercer uma liderança acolhedora com os alunos dessemestralizados e que vem de outras instituições, a fim de manter um clima favorável para a aprendizagem de todos”, afirma a coordenadora Gerônimo.
A liderança de classe ou acolhedora, como costuma chamar a coordenadora Gerônimo, é ainda mais importante para o estudante de administração, pois ser um bom líder é pré-requisito de um bom administrador e algo aplicado e ensinado durante todos os oito semestres do curso.
Um bom exemplo da efetividade desta liderança acolhedora foi um problema que ocorreu em 2019.1 na Faculdade Anísio Teixeira.
Desafio em sala de aula
A professora Vanessa Boaventura, que leciona Ética e Filosofia, ficou responsável por cuidar de um problema que se agravou em uma de suas aulas. Ela conta que em um feriado a maioria dos alunos decidiu não comparecer a aula naquele dia, porém, quatro alunos compareceram para assistir.
Logo depois, um dos alunos que assistiu à aula expôs no grupo da sala que havia ocorrido a aula, pois, como conta Boaventura, “se houver um aluno em sala, deve haver o cumprimento da aula”. Após este ocorrido, uma polêmica foi gerada entre os alunos.
A professora Vanessa junto à coordenadora trabalhou a questão de liderança, respeito e igualdade dentro desta turma para que a união fosse reestabelecida. Relembrando aos alunos que esses três elementos são fundamentais para futuros administradores.
Experiências de liderança
Ser líder de classe não é um trabalho fácil, porém, é muito proveitoso, principalmente, para os estudantes de administração. Segundo Heloísa Teles, aluna do 7º semestre, conta como está sendo a experiência de ser líder de sua turma. “É uma responsabilidade que a maioria das pessoas não querem assumir, porém quando estamos nessa posição nos tornamos mais capazes em lidar com situações atípicas, e isso serve como experiência para agir com uma certa maturidade dentro da organização”, diz Teles.
A estudante ainda destaca pontos positivos sendo líder de sua turma, como: maturidade, discernimento e tolerância. E afirma que vai “levar pra vida profissional e pessoal” todo o aprendizado adquirido.
Thayeska Oliveira, também estudante do 7º semestre de administração, afirma que ser líder não foi uma tarefa fácil na época que exerceu a função no seu 3º e 4º semestre. A estudante conta que não era para ela ser líder, mas assumiu quando o atual vice mudou de curso e, logo depois, o líder trancou o curso. Assim, teve que assumir todo o trabalho sozinha. Porém, Thayeska entendia toda a responsabilidade que carregava.
A liderança acolhedora ainda não é uma função disputada entre os alunos do curso de administração, mas a coordenadora Cidineide está trabalhando para que seja. É realizada visitas de campo somente com os líderes e vices, reuniões mensais e um suporte individual para com cada um eles.
“Além disso, dá uma maior visibilidade dentro do curso com os colegas, professores e demais interessados da instituição”, afirma Oliveira. A liderança pode ainda não ser uma função concorrida entre os alunos, mas, de acordo com os relatos de Thayeska, a experiência de liderança é uma característica indispensável para o administrador.
Quer saber mais sobre os cursos e sentir cada experiência acadêmica de perto? Clique aqui.
Comments