Todos os semestres editais de seleção são abertos para estudantes do curso estagiarem no local auxiliando no atendimento de cães e gatos da comunidade
João Guilherme Dias
Desde o ano de 2016 a Faculdade Anísio Teixeira implantou a Clínica-escola de Medicina Veterinária. O principal objetivo do projeto é propiciar aos estudantes do curso a vivência prática da profissão, e, levar à comunidade um serviço veterinário com valores mais acessíveis.
Logo na fundação da Clínica-escola eram atendidos cães e gatos apenas do público interno da instituição. “Contudo, a gente viu que havia necessidade de abrir essa demanda para a população, hoje atendemos a comunidade em geral”, explica a professora e uma das coordenadoras da Clínica-escola Renata Monção. A direção do local é compartilhada com a professora Paula Bade.
Serviços oferecidos
Somente cães e gatos são atendidos na unidade, a demanda de atendimento é espontânea. Segundo Renata Monção, é possível realizar exames, tratamento ambulatorial e castração – restrita aos animais machos.
Na Clínica-escola alguns exames, como urina e hemograma já são realizados no laboratório próprio da unidade. Uma taxa de R$: 20,00 para o atendimento clínico e R$: 70,00 para a castração dos pets é cobrada.
Vivência profissional na prática
Bruno Marcelo realiza estágio no local há quase um ano, “o conhecimento passado para nós é prático, forma profissionais capacitados para no futuro estar realizando o que é certo, o que precisa ser feito”, ressalta.
Já para o coordenador do curso, Professor Mestre Márcio Reis, a Clínica-escola une a teoria com a prática, algo que segundo o professor é de fundamental importância para o profissional dessa área, “o que eles vão ver na sala de aula, eles praticam na Clínica-escola, além de ser um campo de pesquisa e extensão para os nossos estudantes”, aponta.
Comments