Géssica Sampaio
Oportunidades de participar de projetos integradores atualizam os currículos acadêmicos. Compartilhar conhecimento acrescenta um olhar profissional agregando valor na carreira, além de permitir que os alunos ampliem seus repertórios e network.
O estudante do 4° semestre de jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), Luís Troina, contou sobre a experiência de desenvolver um projeto integrador. “Desenvolvido pela turma, integrou todas as matérias. O desafio foi unir todas as ideias da turma colocando em prática o aprendizado em sala”, frisou. Luís disse ainda que os alunos já se posicionam pensando no futuro, em que fazer quando sair da faculdade.
Momentos de testes e aprendizados.
Os alunos desfrutaram de oportunidades na produção do Republicom, tendo contato com o mercado profissional. Ocasiões inesquecíveis de engajamento e experiências. Os projetos integradores propõem diálogos entre disciplinas do mesmo semestre, agregando todos os componentes curriculares de conhecimentos e promovendo produtos dentro das áreas aplicadas. A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAT, Daniela Ribeiro ressaltou a importância da cobertura dos alunos nos eventos.
“É fundamental, o aluno vai perdendo o medo de encarar o microfone, a câmera, de abordar um entrevistado, é um momento de cometer deslizes e ter oportunidade de corrigí-los e conserta-los com auxílio e tutoria do professor em sala”. A coordenadora falou que antes do evento dá aquele sentimento de incerteza, mas depois de planejar vem à empolgação, concluindo o trabalho coletivo e tendo a capacidade de lidar com a frustração.
Bruna Evangelho é aluna do 4º semestre de jornalismo da FAT, participou do Republicom e contou como foi à experiência de produzir um evento pela primeira vez em conjunto com a turma.
“Eu fiz parte da equipe de cerimonial, uma experiência diferente de tudo o que eu já tinha feito. Teve toda a produção, a turma pensou no que seria o evento, quem seriam nossos convidados, nós pensamos com muito carinho. Entramos em contato com os eles, acertamos como seria no dia. Pensamos em conjunto no tema, quais seriam as abordagens, metodologia, foi muito bacana ter essa experiência juntos”, revelou a aluna.
Bruna reforça que foi uma experiência enriquecedora agregando conhecimentos em sua carreira acadêmica e profissional. “Nós conseguimos ajustar todas as diferenças e fazer um evento que foi muito satisfatório, tanto para quem estava lá, quanto para os convidados que super elogiaram a organização do evento”, conclui.
Alunos e professores tem contato com a realidade do mercado profissional.
Troca enriquecedora de conhecimentos, experiências e informações colaboram na formação dos alunos. Eles se dedicam aos projetos integradores em busca de identificação em áreas especificas no curso, sendo motivados a continuar com os estudos e a prática profissional. Contato direto ao mercado de trabalho com diferentes experiências e conhecimentos distintos, permite o desenvolvimento de capacidades para trabalhar em grupo e propor ações inovadoras.
Comentarios