Palestra na Feira do livro, levanta questionamento: o jornalista é um escritor?
Por Paloma Sena
A feira do livro FLIFS, realizou sua 12º edição, proporcionando para estudantes e profissionais da área de comunicação, uma palestra no dia 27 de setembro, com o tema “A relação entre a comunicação e a produção literária”.
Na mesa estavam os jornalistas Ricardo Ishmael, Katia Borges, Assis Freitas e como mediadora Júlia do Monte.“Essa mesa foi organizada pela assessoria de comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana e nosso lema esse ano foi acesse um livro e se conecte-se com o mundo. A gente sabe que a comunicação está ligada à literatura de muitas formas e essa mesa explica essa conexão” informa a organizadora Eliana Carlota Mota.
O debate foi iniciado pelo palestrante Assis Freitas, que em seu discurso apresentou na história do jornalismo, a associação da profissão com a literatura e seus escritores.“Um jornalista produz matérias, mas ao mesmo tempo ele é um escritor, como essa linguagem se estabelece é o que discutiremos nessa mesa” explica o jornalista Assis Freitas sobre o assunto pautado.
No decorrer da palestra os jornalistas debatem o texto jornalístico e suas regras e como ele de certo modo pode e é conectado ao texto literário. E para finalização da mesa foi levantado a questão, se os palestrantes se viam como escritores e o jornalista Assis Freitas afirmou que, apesar de escrever textos literários, não se considera um escritor, resposta oposta ao de seus colegas.
Comments